sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cota Zero - Dourados


Medida adotada em Cáceres para a captura de dourado nos leva a reflexão sobre a atual situação enfrentada pelos rios do Brasil.

A resolução do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA de Cáceres (MT), que estipula Cota Zero para a captura de Dourado até 2013, é digna dos mais sinceros elogios e aplausos, mas também nos leva a uma reflexão a respeito das leis e regulamentos que atuamente norteiam a pesca esportiva, não só na região do Pantanal, mais em todas as bacias Hidrográfica do Pais.

Antes de qualquer coisa é importante lembra que a principal justificativa é " evitar o sumiço da espécie.". Uma pesquisa feita pelo site PescaeCompania mostrou que 44% do pescadores são contra a Cota Zero, por intenderem que a cita já estipulada pelo IBAMA/MPA é respeitada e é suficiente para a preservação da espécie. Considerando que o Mato Grosso tem um dos melhores, se não o melhor sistema de fiscalização de pesca, com alto percentual de respeito as cotas, e mesmo assim o dourado chegou a esta situação terminal.
Logo estaremos sem um dos mais esportivos, bonitos e admirável peixes. Vamos preservar, é sempre bom lembrar que o PESQUE E SOLTE esta liberado nestas áreas.

Um comentário: